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Os novos valores dos clientes B2B no pós-pandemia

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Agendor
10 de abril de 2022 - 12:02 - atualizado às 13:04

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Muito além dos impactos na área da saúde, a pandemia de Covid-19 trouxe transformações profundas na forma como nos relacionamos e consumimos produtos ou serviços. Fatores que antes estavam no topo da lista de exigência dos consumidores, de uma hora para outra deixaram de ser tão relevantes e deram lugar a novas demandas.

As empresas que se preocupam em manter-se atualizadas sabem a importância de acompanhar essa mudança no perfil dos consumidores, pois isso é fundamental para se destacar da concorrência em um mercado altamente competitivo. Mas como descobrir quais são as novas expectativas dos clientes em um cenário ainda repleto de incertezas?

Ao longo da leitura, você irá entender o que sua empresa precisa fazer para continuar crescendo e ser capaz de atender às expectativas dos clientes no pós-pandemia. Vamos começar?

Qual a principal mudança trazida pela pandemia ao perfil dos consumidores?

Se pudéssemos resumir em uma única palavra o impacto causado pela pandemia no perfil dos novos consumidores essa palavra seria infidelidade. Esqueça aquela ideia de que o cliente irá continuar consumindo sempre da mesma empresa apenas porque foi fiel a ela durante muitos anos.

A tendência agora é experimentar, investir em novas opções de produtos e serviços que estejam mais alinhados às expectativas pessoais de cada cliente. Enquanto muitas empresas consideram essa mudança como algo negativo, pois podem perder antigos clientes que se mantinham fiéis a elas sem saber direito o porquê, as empresas mais dinâmicas sabem que essa mudança pode ser algo positivo para que elas conquistem novos clientes oferecendo aquilo que eles procuram. De qual lado seu negócio quer estar?

Novos valores dos clientes B2B em foco: o que importa para eles?

Além dessa possibilidade de ter novas experiências sem se manterem fiéis a vida toda a uma única empresa, os clientes no pós-pandemia também apresentam novos valores que passaram a priorizá-los em suas relações de consumo. Esses valores já vinham surgindo nos últimos anos e parece que a pandemia de Covid-19 fez com que eles se intensificassem.

Vamos conferir, então, quais são os novos valores dos clientes B2B e como eles esperam que sua empresa esteja alinhada com eles?

1.Proximidade

O distanciamento agora vale apenas para o convívio social, porque na hora de consumir o que os clientes têm procurado é mais proximidade com quem está oferecendo determinado produto ou serviço. Essa proximidade significa que o cliente quer ter a liberdade de mandar uma mensagem para tirar suas dúvidas sempre que precisar, sem burocracias ou excessos de formalidade.

Por esse motivo, para estar de acordo com os valores dos clientes B2B, marcar presença nas redes sociais e Whatsapp é algo fundamental. Inclusive, a ferramenta Whatsapp for Business pode ser uma grande aliada nesse sentido. Se a sua empresa ainda não faz uso dela vale a pena experimentar.

2.Criatividade e inovação

Nada de ficar parado no tempo. As empresas que desejam continuar ativas no mercado precisam encontrar formas de inovar e fazer seus negócios evoluírem cada vez mais. Aliar criatividade e inovação é um dos segredos para se manter competitivo e ganhar a atenção dos clientes no pós-pandemia.

O que eles querem agora é encontrar novas possibilidades de consumo que vão além da simples compra e venda de produtos ou serviços, por isso é necessário buscar novas formas de fazer negócio para atender a essas exigências.

3.Experiências únicas

De acordo com Renato Vargas, fundador do site Reclame Aqui, o segredo para ter sucesso agora está na experiência do cliente. Não basta apenas oferecer um bom produto ou serviço, é necessário fazer com que o cliente tenha uma experiência de compra incrível – e ele está disposto a pagar um pouco mais por isso.

O olhar das empresas deve se voltar, então, para as características específicas de cada consumidor, assim ficará mais fácil proporcionar a ele uma boa experiência de compra e garantir que ficará satisfeito com o produto ou serviço que adquiriu.

4. Atendimento de qualidade

Poucas coisas conseguem manchar mais a imagem de uma empresa do que deixar o cliente esperando por horas e horas em filas ou ligações telefônicas para ser atendido. Isso já era uma realidade antes da pandemia e agora parece ter se tornado algo ainda mais notável.

O serviço de suporte ou o CustomerSuccess da empresa devem ser capazes de oferecer soluções simples e rápidas para as necessidades dos clientes, sem fazê-los esperarem infinitamente para receber o mínimo de atenção.

É importante lembrar que agora um único cliente insatisfeito pode transmitir essa imagem para milhões de pessoas através das redes sociais e assim comprometer a reputação da empresa de forma significativa.

5.Sustentabilidade

Esse é outro valor que já vinha crescendo mesmo antes da pandemia, mas que parece ter se tornado ainda mais importante com a chegada dela. Os clientes agora percebem que cuidar do nosso planeta é fundamental também para a sustentabilidade dos negócios e, por isso, buscam empresas que façam sua parte nesse sentido.

Ações que devem fazer parte da rotina de uma empresa sustentável são a reciclagem de materiais, redução da emissão de gases poluentes, investimento em energias renováveis, plantio de árvores em áreas degradadas, etc. Dessa forma, as empresas contribuirão com o planeta e de quebra ainda aumentam suas chances de conquistar novos clientes e manter os atuais.

6. Qualidade

Para conseguirem conquistar esse público cada vez mais exigente, as empresas não podem abrir mão da capacitação de seus colaboradores para que eles possam oferecer um serviço de qualidade. Cada colaborador é importante dentro de uma empresa, por isso todos eles devem passar por treinamentos que busquem desenvolver e aprimorar suas qualidades, pois elas farão a diferença na hora de prestar um atendimento aos novos consumidores.

Os clientes buscam agora produtos e serviços de qualidade, e não apenas o menor preço. Por isso, é tão importante contar com profissionais engajados com as missões da empresa e aptos a oferecerem sua melhor versão no trabalho.

O que você achou dos novos valores dos clientes B2B no pós-pandemia? Agora que já conhece melhor o perfil desse novo consumidor, é fundamental buscar soluções para atender às expectativas dele!

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