Em tempos tão tecnológicos, as avaliações (boas ou más) sobre a palavra exposta são ainda mais constantes, explica o professor de Português Diogo Arrais
Desvios ortográficos, falta de concordância, pronomes inadequados, verbos excessivos, pontuação confusa: uma contratação pode não acontecer; uma negociação ficar duvidosa; um encontro ser adiado. Em tempos tão tecnológicos, as avaliações sobre a palavra exposta são ainda mais constantes.
Quem usa mensagem escrita
Se, no dia a dia profissional , você precisa usar o texto escrito, dê especial atenção ao parágrafo. Invista em conectivos (preposição e conjunção), porque é muito deselegante o uso exagerado, repetitivo, de “por isso”, “através de”, “mas” e “e”.
Lembremo-nos de que a nossa Língua é muito rica. Os adversativos, por exemplo, responsáveis pela ligação de ideias contrastantes, podem ser: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto.
Quem usa o WhatsApp
Educação é termo de ordem no WhatsApp: áudios curtos, permitidos pelo ouvinte, com a pronúncia adequada, garantem ótimos negócios.
O WhatsApp não existe para substituir uma reunião; não existe para substituir uma reunião; é uma ferramenta de comunicação urgente. Por isso, a mensagem organizada será determinante para o sucesso.
Improvisos textuais
A rapidez está em primeiro lugar nesta geração tecnológica. Essa “pressa” é também responsável pela criação de textos ambíguos: a gentileza pode parecer grosseria; perder o cliente não é nada agradável.
Reflita muito bem antes de redigir uma mensagem. Apague-a, havendo dúvidas. Se o erro já foi publicado, peça desculpas.
Menos erros
Para errar menos, é preciso estar habituado ao estudo gramatical, à leitura e à prática textual. Só dominará a palavra os que se dispuserem a entendê-la.
Por isso, separe um tempo diário para investir no estudo vocabular.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.