Uma boa estratégia de e-mail marketing é aquela que é capaz de aumentar suas vendas, manter um bom relacionamento com seu público, fidelizar pessoas e muito mais! Mas, onde será que tudo isso começa? Na sua lista de e-mails, é claro!
Para que o e-mail marketing dê certo para o seu negócio, é importante trabalhar aspectos que vão além do lado criativo das mensagens. É necessário ter uma visão estratégica sobre seus contatos, construindo listas de e-mails que façam sentido para cada disparo.
Ninguém gosta de receber e-mails que não sejam pertinentes, por isso é importante encaixar quais pessoas reconhecerão aquela mensagem como relevante na hora de elaborar um disparo.
E se você não tem uma lista de e-mails de qualidade, com contatos pertinentes ao seu negócio, consequentemente você não atingirá seus objetivos e acabará perdendo tempo e dinheiro pelo meio do caminho na tentativa de fazer com que as ações planejadas tragam o retorno esperado — o que na prática não vai acontecer.
Mas, como começar uma lista de e-mails?
Toda lista de e-mails começa com a captura dos contatos. Ao contrário do que muitos profissionais pensam, começar comprando listas ou pegando emprestado endereços de terceiros (que podem ser até patrocinadores, parceiros ou empresas “irmãs”) não é uma boa estratégia.
Nossa dica é começar recolhendo (sempre com a permissão) os contatos de seus clientes atuais. Assim você começa com uma base que já te conhece, podendo trabalhar a fidelização ou venda de novos produtos!
E como capturar mais contatos para minha lista de e-mails?
Você pode começar a captar e-mails oferecendo conteúdos gratuitos (que serão trocados pelos contatos) e pertinentes para o seu público-alvo.
A forma mais clássica é criando uma landingpage que apresente o material gratuito disponibilizado para sua audiência (que sempre terá relação direta com seu negócio), divulgando-a com anúncios. As pessoas interessadas por aquele conteúdo deverão se cadastrar (cientes disso) na sua base de contatos.
Dessa forma você poderá trabalhar o relacionamento com essas novas pessoas, alimentandos-as com novos conteúdos até a hora certa de enviar uma mensagem direta de venda!
Leitura essencial: Boas práticas para gerenciar sua lista de contatos
Esses são os princípios da estratégia de Inbound Marketing! Aqui em nosso blog você encontra outros conteúdos sobre o assunto.
Ideias extras para reunir contatos para sua lista de e-mail:
Coloque um campo em um blog de conteúdos para pessoas que desejam receber textos exclusivos
Divulgue a criação de uma nova newsletter, com conteúdo editorial, para as pessoas!
Peça educadamente o e-mail de seus próximos clientes. Se eles desejarem receber novidades via e-mail, inclua essas pessoas em sua lista.
Esteja sempre atento para as regras da LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados.
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