Jan
13
12 de janeiro de 2022 - 17:02

Reputacao-online-como-monitorar-o-que-dizem-sobre-a-empresa-televendas-cobranca-1

A imagem de qualquer empresa perante o público é muito importante e está diretamente relacionada com a credibilidade. Hoje, com o advento das mídias sociais — em que todos têm voz e podem emitir opiniões —, cuidar da reputação online deixou de ser um luxo ou uma estratégia de marketing e passou a ser um dever empresarial. Na era da informação e da tecnologia, a empresa que não trabalhar sua imagem no ambiente virtual diante dos consumidores está fadada ao fracasso. A gestão da marca é uma forma de posicionar o negócio publicamente e de administrar possíveis crises. Isso porque, por um simples comentário na rede social, um empreendimento pode ser prejudicado e perder centenas de clientes e oportunidades em frações de segundos. Mas a pergunta que fica é a seguinte: como monitorar o que dizem sobre sua empresa na internet? Isso é justamente o que propomos explicar neste post, caro leitor! Ficou curioso? Continue a leitura até o fim e conheça quatro ferramentas gratuitas que possibilitam gerenciar a reputação online de sua empresa no universo digital.

Qual a importância de monitorar a reputação online da sua empresa?

A imagem da sua empresa é o principal elemento de valor e credibilidade junto ao público. Se a marca for construída e associada a confiança e qualidade, vai conquistar a simpatia do consumidor. Caso contrário, pode ser preterida pelo cliente. Monitorar a imagem da empresa, portanto, consiste em garantir que a marca seja construída e consolidada positivamente, de modo que seja vinculada a qualidade e confiança.

Feedback dos clientes

O monitoramento da reputação online da empresa permite receber um feedback dos clientes, ou seja, saber como a marca e a qualidade dos produtos e dos serviços são percebidos pelo público consumidor. Esses apontamentos podem servir como base para mudanças, evoluções e adaptações, bem como para avaliar pontos positivos e negativos.

Gerenciamento de crise

Essa prática também permite administrar possíveis crises. Diante de um problema, por exemplo, o gerenciamento é feito a partir de esclarecimentos oficiais, respostas diretas ao consumidor e acompanhamento sistemático do que é dito.

Como monitorar a reputação online da minha marca?

A reputação online da sua empresa pode ser monitorada por meio de ferramentas gratuitas. A seguir, explicamos sinteticamente um pouco sobre quatro delas, que podem ser bastante úteis para você acompanhar o que falam da sua marca e como ela é vista pelo público.

SocialMention

SocialMention é um identificador de menções. Basta digitar uma palavra ou um conjunto de palavras e você vai ver uma lista de textos que dizem respeito ao tema proposto. Com essa ferramenta, também é possível verificar o ranking de tags e as palavras-chave mais utilizadas no momento. Simples de usar, a solução disponibiliza a opção de filtrar a pesquisa e também envia alertas via e-mail.

Twazzup

Específica para o Twitter, Twazzup é uma ferramenta online que possibilita que você acompanhe tudo o que é comentado na rede. Assim como a anterior, é fácil de usar e informa o que é dito na plataforma, além de mostrar as tags e os usuários relacionados ao tema.

ReputationXL

O ReputationXL, por sua vez, é um recurso que permite acompanhar a reputação online da sua empresa a partir de todas as informações e os dados publicados em sites, jornais, blogs e mídias sociais. Disponibiliza alertas via e-mail acerca de informações vinculadas ao que você procura.

Google Alerts

Nessa mesma perspectiva, há também o Google Alerts para quem tem conta no Gmail. A ferramenta apresenta todas as notícias e os textos publicados sobre sua empresa, permitindo que você possa fazer um monitoramento diário disso. Como já vimos, o acompanhamento da reputação online de qualquer negócio deixou de ser uma simples estratégia de marketing e passou a ser uma necessidade. Monitorar sua marca é proteger e cuidar de sua imagem, de modo a consolidá-la positivamente diante do consumidor. O que achou do conteúdo? Escreva abaixo sua opinião e experiências sobre a importância de monitorar a reputação online do negócio!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: