A imagem de qualquer empresa perante o público é muito importante e está diretamente relacionada com a credibilidade. Hoje, com o advento das mídias sociais — em que todos têm voz e podem emitir opiniões —, cuidar da reputação online deixou de ser um luxo ou uma estratégia de marketing e passou a ser um dever empresarial. Na era da informação e da tecnologia, a empresa que não trabalhar sua imagem no ambiente virtual diante dos consumidores está fadada ao fracasso. A gestão da marca é uma forma de posicionar o negócio publicamente e de administrar possíveis crises. Isso porque, por um simples comentário na rede social, um empreendimento pode ser prejudicado e perder centenas de clientes e oportunidades em frações de segundos. Mas a pergunta que fica é a seguinte: como monitorar o que dizem sobre sua empresa na internet? Isso é justamente o que propomos explicar neste post, caro leitor! Ficou curioso? Continue a leitura até o fim e conheça quatro ferramentas gratuitas que possibilitam gerenciar a reputação online de sua empresa no universo digital.
Qual a importância de monitorar a reputação online da sua empresa?
A imagem da sua empresa é o principal elemento de valor e credibilidade junto ao público. Se a marca for construída e associada a confiança e qualidade, vai conquistar a simpatia do consumidor. Caso contrário, pode ser preterida pelo cliente. Monitorar a imagem da empresa, portanto, consiste em garantir que a marca seja construída e consolidada positivamente, de modo que seja vinculada a qualidade e confiança.
Feedback dos clientes
O monitoramento da reputação online da empresa permite receber um feedback dos clientes, ou seja, saber como a marca e a qualidade dos produtos e dos serviços são percebidos pelo público consumidor. Esses apontamentos podem servir como base para mudanças, evoluções e adaptações, bem como para avaliar pontos positivos e negativos.
Gerenciamento de crise
Essa prática também permite administrar possíveis crises. Diante de um problema, por exemplo, o gerenciamento é feito a partir de esclarecimentos oficiais, respostas diretas ao consumidor e acompanhamento sistemático do que é dito.
Como monitorar a reputação online da minha marca?
A reputação online da sua empresa pode ser monitorada por meio de ferramentas gratuitas. A seguir, explicamos sinteticamente um pouco sobre quatro delas, que podem ser bastante úteis para você acompanhar o que falam da sua marca e como ela é vista pelo público.
SocialMention
SocialMention é um identificador de menções. Basta digitar uma palavra ou um conjunto de palavras e você vai ver uma lista de textos que dizem respeito ao tema proposto. Com essa ferramenta, também é possível verificar o ranking de tags e as palavras-chave mais utilizadas no momento. Simples de usar, a solução disponibiliza a opção de filtrar a pesquisa e também envia alertas via e-mail.
Twazzup
Específica para o Twitter, Twazzup é uma ferramenta online que possibilita que você acompanhe tudo o que é comentado na rede. Assim como a anterior, é fácil de usar e informa o que é dito na plataforma, além de mostrar as tags e os usuários relacionados ao tema.
ReputationXL
O ReputationXL, por sua vez, é um recurso que permite acompanhar a reputação online da sua empresa a partir de todas as informações e os dados publicados em sites, jornais, blogs e mídias sociais. Disponibiliza alertas via e-mail acerca de informações vinculadas ao que você procura.
Google Alerts
Nessa mesma perspectiva, há também o Google Alerts para quem tem conta no Gmail. A ferramenta apresenta todas as notícias e os textos publicados sobre sua empresa, permitindo que você possa fazer um monitoramento diário disso. Como já vimos, o acompanhamento da reputação online de qualquer negócio deixou de ser uma simples estratégia de marketing e passou a ser uma necessidade. Monitorar sua marca é proteger e cuidar de sua imagem, de modo a consolidá-la positivamente diante do consumidor. O que achou do conteúdo? Escreva abaixo sua opinião e experiências sobre a importância de monitorar a reputação online do negócio!
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