Como anda os resultados das suas campanhas de e-mail marketing?
O e-mail ainda é uma importante ferramenta para as empresas desenvolverem um relacionamento com seus clientes e aumentar as vendas.
Tendo isso em vista, não basta sair disparando mensagens em massa e sem nenhum tipo de acompanhamento. Para aproveitar ao máximo o potencial desse tipo de estratégia, é necessário acompanhar alguns indicadores de desempenho.
O uso de KPI de e-mail marketing vai te ajudar a entender melhor como o seu público reage aos conteúdos dos e-mails que você dispara. Por meio dos indicadores, é possível orientar suas campanhas com maior assertividade e identificar falhas e oportunidades de melhoria.
Neste artigo, vamos mostrar 10 dicas de indicadores de e-mail marketing que você não pode deixar de monitorar:
Taxa de abertura de e-mail
Taxa de abertura em dispositivo móvel
Taxa de cliques
Taxa de cliques por e-mail abertos
Taxa de conversão
Taxa de rejeição
Taxa de cancelamento de inscrição
E-mails marcados como spam
Taxa de encaminhamento
Retorno sobre o Investimento
Continue a leitura e saiba como essas ferramentas podem tornar sua estratégia mais eficaz.
KPI de e-mail marketing: 10 indicadores para você acompanhar
Os indicadores de e-mail marketing são importantes ferramentas que mostram o que tem dado certo e o que precisa ser melhorado nesse tipo de estratégia.
Há diferentes KPIs que você pode utilizar. Veja a seguir os 10 principais.
1 – Taxa de abertura de e-mail
Iniciando a nossa lista de indicadores de e-mail marketing, temos o principal deles: a taxa de abertura.
Esse KPI mostra a relação entre o total de e-mails enviados e a quantidade de e-mails que os destinatários abriram. Acompanhar a taxa de abertura é importante para saber se as suas mensagens conseguiram despertar o interesse dos leads.
Se esse indicador estiver muito baixo, talvez seja preciso melhorar os títulos dos e-mail e segmentar melhor seu mailing.
2 – Taxa de abertura em dispositivo móvel
É necessário que os seus e-mails sejam adaptados de modo a favorecer a leitura por dispositivos móveis.
Se a sua taxa de abertura em smartphones ou tablet está muito baixa, isso pode ser um sinal de que os destinatários não estão tendo uma boa experiência de leitura dos seus e-mails nesses dispositivos.
3 – Taxa de cliques
A taxa de cliques, ou Click Through Rate (CTR), é um KPI de e-mail marketing que mede a quantidade de destinatários que clicaram em algum link presente no e-mail enviado.
Os links podem ser para o site da sua empresa, para algum conteúdo do seu blog ou para algum produto específico. O cálculo é feito em relação ao total de e-mails enviados.
4 – Taxa de cliques por e-mail abertos
O objetivo deste KPI de e-mail marketing (Click-To-Open Rate – CTOR) é bem parecido com o que citamos anteriormente.
Porém, aqui a relação se dá entre os cliques nos links inseridos nos e-mails e o total de e-mails abertos.
Este KPI é muito importante para e-mail marketing de e-commerce, por exemplo, onde ao clicar em um link o receptor do e-mail pode ser imediatamente direcionado para a página de venda!
5 – Taxa de conversão
A taxa de conversão indica quantas pessoas executaram uma ação específica indicada no e-mail enviado.
Ou seja, esse KPI mostra a relação entre o total de e-mails enviados e a quantidade de leads que concluíram um call-to-action (CTA), como a compra de um produto no site do seu e-commerce.
Uma boa abordagem de vendas ajuda a aumentar a conversão de vendas. Veja algumas dicas:
6 – Taxa de rejeição
A taxa de rejeição, também conhecida como bounce rate, mostra quantos dos e-mails enviados não foram entregues aos destinatários.
Geralmente, isso acontece porque o endereço de e-mail foi desativado, escrito incorretamente ou a caixa de entrada do usuário está cheia. Problemas no servidor também podem fazer com que seus e-mails sejam rejeitados.
7 – Taxa de cancelamento de inscrição
Este KPI indica quantos contatos da sua lista cancelaram a inscrição para receber seus e-mails. Acompanhar esse indicador é importante para saber o nível de interesse dos seus leads nos conteúdos que você envia por e-mail.
Para calcular esse indicador, divida a quantidade de descadastramentos pelo total de usuários cadastrados no início do período analisado. Multiple por 100 para ter o resultado percentual.
8 – E-mails marcados como spam
É importante também que você acompanhe a quantidade de e-mails que foram marcados como spam pelos usuários.
Geralmente, isso acontece quando há disparos em massa ou quando a empresa não se identifica com clareza nos e-mails.
9 – Taxa de encaminhamento
A taxa de encaminhamento mostra quantos dos e-mails enviados foram encaminhados pelos destinatários para outras pessoas.
Acompanhar esse indicador é importante para que a empresa saiba que tipo de conteúdo costuma gerar essa ação.
10 – Retorno sobre o Investimento
O Retorno sobre o Investimento (ROI – ReturnonInvestiment, em inglês) é um KPI de e-mail marketing que mostra o quão rentável a sua campanha é.
O cálculo é feito a partir da relação entre o dinheiro investido nas ações de e-mail marketing e o dinheiro obtido das vendas motivadas por esses e-mails.
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