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22 de novembro de 2021 - 17:01

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Negociação de conflitos na empresa é uma técnica de gestão de pessoas que visa levar dois ou mais colaboradores (ou equipes) da organização a alinharem seus objetivos, expectativas e atitudes para que voltem a trabalhar de forma harmoniosa e colaborativa, depois de discordarem, radicalmente sobre algum aspecto do negócio.

No ambiente corporativo, é comum surgirem situações em que pessoas ou equipes não concordam sobre determinado assunto. Afinal, ninguém é obrigado a pensar da mesma forma que o outro!

E isso é bom, pois a pluralidade de ideias e perspectivas contribui para a inovação e criatividade da empresa.

Porém, se a organização não souber administrar seus conflitos internos causados por opiniões divergentes, ela pode ser onerada de diversas formas, como:

a perda na produtividade,

o aumento na insatisfação dos clientes;

a elevação da rotatividade (índice de turnover) de talentos.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o que é negociação de conflitos.

Continue a leitura para conferir também nas próximas linhas 3 técnicas de negociação e administração de conflitos para usar na sua empresa:

Promova uma comunicação eficiente e facilite o diálogo;

Dê preferência ao pronome “nós”;

Faça pesquisas de clima organizacional.

O que é negociação de conflitos?

Podemos definir a negociação e gestão de conflitos como um conjunto de medidas que são tomadas com o intuito de solucionar situações em que duas ou mais pessoas discordam em relação a algum aspecto específico do negócio.

A negociação e administração de conflitos busca encontrar um meio termo que seja bom para as partes envolvidas na situação de conflito.

Os principais tipos de conflitos

Basicamente, a negociação e gestão de conflitos costuma lidar com dois tipos principais.

Conflitos racionais

Conflitos desse tipo se referem a divergências motivadas por aspectos “palpáveis”, como prazos para entregas, orçamentos, métodos de execução de projetos etc.

Conflitos emocionais

Já os conflitos de cunho emocional se referem a problemas pessoais entre as partes envolvidas, que não necessariamente tem a ver com o trabalho em si.

Os estágios dos conflitos

Os conflitos costumam passar por diferentes estágios. E saber identificar esses estágios é extremamente importante para solucionar situações conflituosas.

Conflito latente – Existe, mas ainda não se manifestou de maneira explícita.

Conflito percebido – Sua existência é notória, apesar de não haver ainda ações ou declarações explícitas dos envolvidos.

Conflito sentido – As partes envolvidas são emocionalmente afetadas pela situação de conflito.

Conflito manifesto – A situação conflituosa sai da esfera interpessoal e passa a afetar negativamente a organização ou equipe como um todo

Os principais tipos de reações em uma situação de conflito

Para uma boa negociação e gestão de conflitos, é necessário entender como as partes envolvidas podem reagir frente a uma situação conflituosa.

Reação divergente – As partes envolvidas apresentam opiniões, interesses e pontos de vista opostos e buscam fazer com que o seu lado prevaleça.

Reação conflitante – Há uma imposição de um interesse em detrimento dos interesses da outra parte; não é considerado o ponto de vista dos outros envolvidos.

Reação concorrente – A parte que sofreu imposição aceita, mas busca uma forma de revidar isso no futuro.

Reação convergente – As partes em conflito buscam, juntas, chegar a uma solução benéfica para ambas.

3 técnicas de negociação e administração de conflitos

Tendo em vista tudo o que acabamos de mostrar, os tipos, os estágios e as reações dos conflitos, é hora de conferirmos algumas técnicas que podem ser utilizadas para solucionar situações desse tipo na sua empresa.

1. Promova uma comunicação eficiente e facilite o diálogo

Muitos conflitos são causados simplesmente por falta de comunicação. Portanto, para administrar e até mesmo prevenir situações conflituosas, é necessário que haja diálogo entre colaboradores, equipes e líderes.

Uma cultura de comunicação interna aberta, com troca de ideias e informações de forma transparente já é um primeiro passo para até mesmo prevenir conflitos.

2. Dê preferência ao pronome “nós”

Outra técnica para negociação e administração de conflitos é a utilização do pronome “nós”.

Evite apontar o dedo para os outros (“você”, “eles”) ou se colocar no centro de tudo (“eu”), como se apenas o seu lado importasse. É importante entender que todos estão no mesmo barco.

3. Faça pesquisas de clima organizacional

Os conflitos internos impactam diretamente o clima organizacional. Nesse sentido, a realização de pesquisas de clima ajuda a identificar eventuais conflitos que podem inclusive estar no estágio latente.

Esse tipo de pesquisa te ajudará a chegar na causa-raiz dos conflitos para, assim, solucioná-los de uma vez por todas e impedir que eles venham a repetir.

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