Negociação de conflitos na empresa é uma técnica de gestão de pessoas que visa levar dois ou mais colaboradores (ou equipes) da organização a alinharem seus objetivos, expectativas e atitudes para que voltem a trabalhar de forma harmoniosa e colaborativa, depois de discordarem, radicalmente sobre algum aspecto do negócio.
No ambiente corporativo, é comum surgirem situações em que pessoas ou equipes não concordam sobre determinado assunto. Afinal, ninguém é obrigado a pensar da mesma forma que o outro!
E isso é bom, pois a pluralidade de ideias e perspectivas contribui para a inovação e criatividade da empresa.
Porém, se a organização não souber administrar seus conflitos internos causados por opiniões divergentes, ela pode ser onerada de diversas formas, como:
a perda na produtividade,
o aumento na insatisfação dos clientes;
a elevação da rotatividade (índice de turnover) de talentos.
Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o que é negociação de conflitos.
Continue a leitura para conferir também nas próximas linhas 3 técnicas de negociação e administração de conflitos para usar na sua empresa:
Promova uma comunicação eficiente e facilite o diálogo;
Dê preferência ao pronome “nós”;
Faça pesquisas de clima organizacional.
O que é negociação de conflitos?
Podemos definir a negociação e gestão de conflitos como um conjunto de medidas que são tomadas com o intuito de solucionar situações em que duas ou mais pessoas discordam em relação a algum aspecto específico do negócio.
A negociação e administração de conflitos busca encontrar um meio termo que seja bom para as partes envolvidas na situação de conflito.
Os principais tipos de conflitos
Basicamente, a negociação e gestão de conflitos costuma lidar com dois tipos principais.
Conflitos racionais
Conflitos desse tipo se referem a divergências motivadas por aspectos “palpáveis”, como prazos para entregas, orçamentos, métodos de execução de projetos etc.
Conflitos emocionais
Já os conflitos de cunho emocional se referem a problemas pessoais entre as partes envolvidas, que não necessariamente tem a ver com o trabalho em si.
Os estágios dos conflitos
Os conflitos costumam passar por diferentes estágios. E saber identificar esses estágios é extremamente importante para solucionar situações conflituosas.
Conflito latente – Existe, mas ainda não se manifestou de maneira explícita.
Conflito percebido – Sua existência é notória, apesar de não haver ainda ações ou declarações explícitas dos envolvidos.
Conflito sentido – As partes envolvidas são emocionalmente afetadas pela situação de conflito.
Conflito manifesto – A situação conflituosa sai da esfera interpessoal e passa a afetar negativamente a organização ou equipe como um todo
Os principais tipos de reações em uma situação de conflito
Para uma boa negociação e gestão de conflitos, é necessário entender como as partes envolvidas podem reagir frente a uma situação conflituosa.
Reação divergente – As partes envolvidas apresentam opiniões, interesses e pontos de vista opostos e buscam fazer com que o seu lado prevaleça.
Reação conflitante – Há uma imposição de um interesse em detrimento dos interesses da outra parte; não é considerado o ponto de vista dos outros envolvidos.
Reação concorrente – A parte que sofreu imposição aceita, mas busca uma forma de revidar isso no futuro.
Reação convergente – As partes em conflito buscam, juntas, chegar a uma solução benéfica para ambas.
3 técnicas de negociação e administração de conflitos
Tendo em vista tudo o que acabamos de mostrar, os tipos, os estágios e as reações dos conflitos, é hora de conferirmos algumas técnicas que podem ser utilizadas para solucionar situações desse tipo na sua empresa.
1. Promova uma comunicação eficiente e facilite o diálogo
Muitos conflitos são causados simplesmente por falta de comunicação. Portanto, para administrar e até mesmo prevenir situações conflituosas, é necessário que haja diálogo entre colaboradores, equipes e líderes.
Uma cultura de comunicação interna aberta, com troca de ideias e informações de forma transparente já é um primeiro passo para até mesmo prevenir conflitos.
2. Dê preferência ao pronome “nós”
Outra técnica para negociação e administração de conflitos é a utilização do pronome “nós”.
Evite apontar o dedo para os outros (“você”, “eles”) ou se colocar no centro de tudo (“eu”), como se apenas o seu lado importasse. É importante entender que todos estão no mesmo barco.
3. Faça pesquisas de clima organizacional
Os conflitos internos impactam diretamente o clima organizacional. Nesse sentido, a realização de pesquisas de clima ajuda a identificar eventuais conflitos que podem inclusive estar no estágio latente.
Esse tipo de pesquisa te ajudará a chegar na causa-raiz dos conflitos para, assim, solucioná-los de uma vez por todas e impedir que eles venham a repetir.
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