Você costuma oferecer treinamento pós-venda para sua equipe comercial?
Treinar os colaboradores é uma prática essencial para nivelar habilidades e conhecimentos e mantê-los atualizados e devidamente orientados sobre como melhorar a performance no dia a dia.
Treinamento pós-venda: 5 dicas de como treinar equipe de vendas
O treinamento pós-venda é indispensável para melhorar a retenção e a fidelização de clientes, padronizar determinados processos e metodologias e adquirir vantagem competitiva para a sua empresa.
Veja a seguir que dicas colocar em prática para oferecer um treinamento de qualidade para a sua equipe de pós-venda.
1. Identifique e analise as verdadeiras necessidades da equipe de vendas
Sim, o treinamento é com foco no pós-vendas. Mas que aspectos específicos dessa etapa do processo comercial você considera mais urgentes para serem passados no treinamento?
Nesta dica, é importante que você identifique e analise os pontos do pós-venda que precisam ser melhorados e que merecem ser tratados com prioridade.
Pode ser, por exemplo, que a sua equipe comercial precise aprender a manusear melhor o software de CustomerRelationship Management (CRM); ou então melhorar a maneira com a qual os clientes são abordados após concluírem uma compra; ou até mesmo motivar mais os vendedores.
Ao seguir essa nossa dica, ficará bem mais fácil estruturar o plano que vai orientar as ações do treinamento.
2. Monte um planejamento para treinar a equipe no pós-vendas
Após identificar os tópicos que mais merecem ser abordados no treinamento pós-venda, é necessário redigir um planejamento.
É importante que esse plano contenha:
as temáticas que serão ensinadas;
as atividades que serão passadas;
a metodologia de ensino (presencial ou online, por exemplo);
o cronograma para realização do treinamento;
o orçamento disponível;
a quantidade de colaboradores que deverão participar;
a maneira com que o desempenho será avaliado;
o responsável por coordenar o treinamento.
É necessário considerar também o perfil dos colaboradores que vão participar do treinamento na hora de elaborar o plano.
3. Estabeleça as metas para o treinamento pós-venda
É imprescindível estabelecer as metas para o treinamento da sua equipe comercial. Elas se referem aos resultados que se pretende alcançar quando o treinamento for finalizado.
Você pode, por exemplo, ter como meta treinar todos os vendedores da empresa nos próximos 6 meses; ou então elevar a taxa de aproveitamento para mais de 90% ao final do programa.
Ter metas bem estabelecidas será muito útil para orientar os esforços e os métodos de quem estiver na coordenação do treinamento.
Este post vai ajudar você: Como mensurar resultados de treinamento de vendas e saber se foi efetivo?
4. Monitore e avalie os resultados durante o treinamento
Para que as metas sejam alcançadas, é necessário monitorar e avaliar o desempenho dos colaboradores durante o treinamento.
Realize testes teóricos e práticos para garantir que os participantes estão, de fato, absorvendo o conteúdo que está sendo ensinado.
Além disso, recolha o feedback dos colaboradores para saber o que eles estão achando do treinamento. Assim, eles poderão contribuir com sugestões que podem tornar o treinamento de pós-vendas mais eficiente.
5. Faça uso de mentoria
A tutoria é um excelente método para treinamentos de pós-vendas. Basicamente, a mentoria consiste na figura de um mentor mais experiente que vai orientar, na prática, o que o colaborador deve ou não fazer durante o pós-venda.
Primeiro, o vendedor observa o mentor trabalhando, lidando com clientes por telefone, fazendo visitas presenciais, manuseando o software de CRM etc.
Depois, o vendedor troca de lugar com o mentor, que dessa vez, fica ao lado do vendedor para esclarecer dúvidas e mostrar que pontos ele precisa melhorar.
Bom, essas foram as nossas 5 dicas de como treinar equipe sobre pós-vendas. Agora que você já sabe o que fazer, que tal colocar em prática?
Promova a capacitação dos seus colaboradores e atinja resultados cada vez melhores.
Com o auxílio de um software de CRM, você pode ajudar seus colaboradores a colocarem em prática tudo que foi explorado nos treinamentos, porque essa ferramenta mostra, na prática, como cada ação realizada se transforma em resultados para ele e para o negócio.
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