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08 de setembro de 2021 - 17:03 - atualizado às 17:50

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Que 2020 foi um ano atípico, isso nós sabemos. E, muito por isso, quem trabalha com atendimento ao cliente, precisa saber como se preparar para fazer bonito no Natal e no final do ano deste ano.

Afinal, são em épocas como essa, que o comércio se aquece. Apesar de o momento ser de cautela, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a intenção de consumo das famílias atingiu o seu maior patamar em 6 meses, chegando a quase 70 pontos!

Por isso que, tendo esse cenário em mente, criamos este artigo. Nele, te mostramos algumas dicas de atendimento ao cliente para o Natal e o Final do Ano. Confira!

DICAS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE PARA O NATAL E O FINAL DO ANO!

Com o aumento da confiança de consumo em novembro, o empreendedor fica mais animado para aumentar seu lucro agora no natal e no final do ano.

Afinal, com o mercado em retração, é necessário ser mais criativo, e ter uma estratégia elaborada e eficiente para atrair e atender bem ao público, que pode ir para a concorrência se não estiver satisfeito com preços, condições e principalmente o atendimento.

Por isso, para te ajudar nesse desafio, confira nossas dicas para não perder vendas e ter motivos para comemorar o fim de ano. Elas são:

Estude seu Histórico;

Realize um Atendimento Impecável;

Utilize técnicas de Atendimento Humanizado;

Conheça o seu cliente;

Seja objetivo;

Trabalhe bem o pós-venda;

Entregue-se ao Espírito do Natal e do Final do Ano;

Abaixo, vamos entender melhor essas dicas!

ESTUDE SEU HISTÓRICO

Mesmo que o fim de ano seja um bom momento para as vendas, é importante que você conheça seu histórico de vendas e invista corretamente.

Afinal, em um ano de retração de consumo, é necessário ser cada vez mais assertivo em seus negócios. Por isso, estude o seu consumidor e veja quais produtos de seu portfólio, ele mais consome.

Dessa forma, você minimiza os riscos de não ter sucesso nas vendas de Natal e Ano Novo.

REALIZE UM ATENDIMENTO IMPECÁVEL

Tão importante quanto o preço, condições atraentes para a venda e um produto de qualidade, é oferecer um atendimento excelente. Muitos clientes que deixam de consumir produtos ou serviços tem como maior motivação a insatisfação com o atendimento.

Por isso, para ganhar a confiança desse consumidor, comece dando um padrão para o seu atendimento, sempre com cordialidade e evitando pressionar o seu consumidor.

Além disso, realize um treinamento de atendimento de final de ano com sua equipe. Dessa forma, você fica mais confiante de que seu consumidor será bem atendido, ficando feliz com seus produtos.

UTILIZE TÉCNICAS DE ATENDIMENTO HUMANIZADO

O atendimento humanizado contempla toda a experiência que o cliente tem quando ele entra em contato com algum atendente, seja por telefone, e-mail ou chat.

Apesar de existirem diversos meios de atendimento ao cliente, como os chatbots ou as famosas URAs, existem situações em que esse atendimento automatizado não consegue resolver o problema do consumidor.

Nesses casos, entra em cena a figura do atendente. Ele deve sempre prezar pela qualidade do atendimento, superando as expectativas do cliente. Pontos como empatia, simpatia e cordialidade são importantíssimos durante o atendimento.

Dessa forma, o cliente consegue perceber o cuidado com seu problema e sente que ele será resolvido da melhor maneira.

É esse sentimento que faz com que o cliente se sinta novamente encantado. Portanto, isso ajuda com as indicações para sua empresa para seus amigos e conhecidos.

CONHEÇA O SEU CLIENTE

Conhecer o seu cliente é fundamental para oferecer um atendimento muito bom no Natal e no Final do Ano. Afinal, essa é uma das ações que se utiliza para personalizar o seu atendimento.

Por isso, você deve saber:

Quais os hábitos do seu cliente?

O que ele gosta de fazer?

Qual sua classe social e preferências?

Entre outras questões;

Essas perguntas são simples e responde–las irá ajudar a segmentar sua estratégia de venda, saber o que oferecer ao seu cliente, quando oferecer e como fechar a venda.

SEJA OBJETIVO

Muitos empresários, atendentes e profissionais que lidam com os clientes acabam tendo um conceito equivocado da frase “conquistar o cliente”.

Por mais que o verbo “conquistar” seja ligado a técnicas de vendas complexas, na realidade é mais simples do que muitos imaginam. Basta ter em mente que o seu cliente procura por algo que você oferece e para isso precisa de clareza e informações pertinentes.

Por essa razão, os envolvidos devem conhecer os produtos e serviços oferecidos e os benefícios que proporcionam a quem os obtiver. Assim será mais simples conversar com o público e oferecê-los.

TRABALHE BEM O PÓS-VENDA

O pós-venda é uma ferramenta de grande importância para o empresário. Afinal, o cliente fica mais próximo da empresa quando se sente lembrado e isso ocorre quando há um acompanhamento após a compra.

Por isso, vale fazer uma ligação, enviar um e-mail e até mesmo agradecer o seu cliente em sua rede social, sempre perguntando se está satisfeito com a compra ou serviço prestado.

Dessa forma, você consegue cativar o cliente com o seu cuidado e ele tem o sentimento de que você se importa com sua felicidade, ficando à vontade para retornar a sua loja.

ENTREGUE-SE AO ESPÍRITO DO NATAL E DO FINAL DO ANO

O fim de ano é um momento diferente para as vendas, uma vez que não se vende apenas um produto e sim um presente, uma emoção. O clima é de renovar as esperanças e de ter uma visão positiva.

Sem contar que as pessoas estão mais emotivas e é o momento de aproveitar essa emoção para aumentar o faturamento.

CONCLUSÃO

O que achou de conhecer nossas dicas de atendimento ao cliente para o Natal e o Ano Novo? Espero que elas tenham te auxiliado a entender melhor sobre as vendas nessa época.

Além disso, se você tiver mais alguma dúvida, ou queira contar com um sistema de atendimento que te ajude a oferecer uma experiência incrível para o seu cliente, que tal conhecer o Acelerato?

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