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19 de julho de 2021 - 17:16

Cobranca-via-fone-como-superar-os-desafios-de-sequer-ter-uma-ligacao-atendida-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

O mundo está mais digital e os smartphones estão presentes até nos locais mais longínquos, entretanto, esta evolução está dificultando a cobrança via fone.

Por que a cobrança via fone é tão importante?

Em grande parte dos casos, a realização de um contato de cobrança via fone é a única forma de se garantir que o devedor está recebendo suas informações e de se obter alguma resposta quanto ao pagamento da dívida, ainda que seja um posicionamento negativo. É uma forma ágil de negociar o débito e de trabalhar de forma humanizada, ao entender as necessidades do devedor e realizar negociações adequadas para a recuperação do crédito.

Ainda que os smartphones tenham dificultado o contato, já que é muito difícil que as pessoas atendam à números desconhecidos, existem milhares de operações de call center que realizam cobrança por telefone e que, além de garantir empregos, garante a recuperação de altíssimos montantes de crédito.

Quais os desafios da cobrança telefônica?

A resposta pode parecer óbvia. Ninguém (ou praticamente ninguém) mais atende a chamadas de números desconhecidos. O cenário piora quando se trata de DDDs diferente da localidade do devedor que, certamente, refutará o recebimento de chamadas de cobrança.

As dificuldades não param por aí. Como se a rejeição da cobrança via fone já não fosse um grande desafio, os smartphones dão ao usuário a possibilidade de bloquear às chamadas de números específicos e ainda realizam a marcação de “spam” ou “fraude”, gerando alta criticidade nas operações de cobrança que, constantemente, possuem seus números bloqueados.

Cobrança via fone: ainda há esperanças?

O Contato com a Pessoa Certa (CPC) sempre foi um desafio para operações de cobrança por telefone, já que números e endereços são alterados constantemente e muitos devedores, ainda, procuram esquivar-se de serem localizados.

É bastante claro que os índices de CPC se demonstram a cada dia mais baixos porque o devedor, simplesmente, não atende às ligações de cobrança via fone. Ou seja, em muitos casos, não significa que a operação não possui um bom telefone, mas somente que o devedor se recusou a atender, indica que é um terceiro e o devedor seria desconhecido ou até mesmo chega a indicar que é falecido.

No entanto, a área da cobrança precisa estar atenta às novidades e adequar-se aos novos cenários que facilitam o aumento do CPC, assim como a efetiva recuperação de crédito.

O CPC (Contato com a Pessoa Certa) é primordial

Não se faz cobrança via fone sem CPC. Para isso, é necessário traçar estratégias claras para localização e estudar as informações do devedor para conseguir sucesso ao contatá-lo. Quando falamos em CPC, destacamos DataScore, metodologia que avalia a qualidade e garante objetividade no fornecimento de informações. Trata-se é uma metodologia proprietária e exclusiva da Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança nacional.

Através do cruzamento de diversas informações, utilizando-se de robôs com inteligência artificial e machine learning, a Think Data oferece a seus clientes informações que possibilitam um CPC entre 30% e 40% na realização de cobrança telefônica.

Quais são as tecnologias aliadas ao sucesso da cobrança via fone?

Falando em mundo digital, não podemos deixar de falar do Whatsapp, aplicativo presente em quase todos os smartphones dos brasileiros. Por meio da marcação deste aplicativo, é possível se obter índices ainda maiores de CPC na cobrança por telefone, já que com esta informação, sabemos que é um telefone ativo e que está em utilização.

A Think Data possui tecnologia exclusiva para marcação de telefones com Whatsapp e, com ela, é possível obter essa informação real-time, verificando-se a foto do usuário, o que torna possível realizar o cruzamento com fotos de redes sociais como Facebook, LinkedIn e Instagram, por exemplo, para identificar o devedor, aumentando o CPC em cerca de 50% e evita marcações de “desconhecido” para telefones bons para cobrança via fone.

Além disso, a Think Data disponibiliza também o Localização Garantida, solução totalmente inovadora que, através de convênios exclusivos, possibilita às operações de cobrança via fone a identificarem quais os telefones vinculados aos clientes devedores e que realmente estejam associados ao CPF indicado, sendo que com o uso desta tecnologia os índices de CPC chegam estar entre 80% e 90%.

Cobrança via fone: não basta localizar, o cliente precisa atender

Conforme demonstrado, as estratégias para o efetivo CPC são primordiais, mas não são exclusivas para a obtenção do sucesso da cobrança via fone. É preciso utilizar-se da tecnologia de diversas formas, para fazer com que o cliente realmente queira te atender, mas como fazer?

É preciso demonstrar para o cliente que haverá, de fato, uma oportunidade, benefícios ao negociar com a sua operação de cobrança via fone, seja através a aplicação de descontos sobre a dívida, parcelamento e que até mesmo faça com o que o cliente procure sua operação.

Além de estratégias de approach que utilizem scripts que não pareçam, inicialmente uma cobrança via fone, mas sim uma pesquisa ou a oferta de uma oportunidade, é possível se obter sucesso conhecendo-se melhor o perfil de cada devedor para saber qual a melhor estratégia de contato e negociação.

Perfis jovens, tendem a preferir contatos digitais, até mesmo por Whatsapp. Devedores mais idosos, podem preferir o contato telefônico, mas o negociador precisa estar preparado para entender o cenário e identificar oportunidades. Para conhecer melhor o perfil dos devedores, a Think Data disponibiliza informações socioeconômicas como Renda Presumida, Renda Familiar Per Capita, Situação Profissional, Restituição de Imposto de Renda, Recebimento de Seguro Desemprego e Bolsa Família, dentre outras informações que possibilitam uma análise minuciosa do perfil do devedor, o que tende a melhorar a qualidade da negociação durante a cobrança telefônica, consequentemente, aumentar a recuperação do crédito.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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