O mercado imobiliário foi um dos poucos que não sofreu com a pandemia. Pelo contrário, a venda de imóveis ficou aquecida durante os últimos meses, sobretudo em decorrência da redução das taxas de juros no setor.
Os dados de venda de imóveis são bastante positivos. De acordo com informações divulgadas pelo Banco Central, o saldo dos financiamentos imobiliários atingiu o recorde de quase R$700 bilhões. Além disso, dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) indicam que no último trimestre, a quantidade de vendas foi 39,7% maior comparado ao mesmo período do ano anterior.
Em paralelo, outro assunto extremamente em voga é a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018 – LGPD) que, durante o último ano causou muito alvoroço no mercado e continua trazendo muita preocupação em relação ao tratamento de dados de clientes.
Venda de imóveis: os desafios na obtenção de leads
Atualmente, construtoras, incorporadoras e corretores de imóveis trabalham com anúncios na internet de forma a capturar dados cadastrais de clientes potenciais e iniciar a negociação de venda de imóveis. Além disso, é comum que exista diversas bases de dados com informações de antigos clientes que possam representar novos negócios.
No entanto, a qualidade das informações acaba sendo muito ruim nos dois cenários. As informações relativas a clientes antigos com dados desatualizados e que, dificilmente trará algum sucesso de contato para venda de imóveis e apenas faz acumular a quantidade de dados que são tratados. Sendo num enorme risco para observância da LGPD, cabendo neste ponto destacar a reflexão de que os dados não seriam o ‘novo petróleo’ e sim o novo urânio, pois sim, é capaz de enriquecer e trazer muitos benefícios, no entanto, seu armazenamento e manipulação são extremamente perigosos.
Os dados provenientes de formulários de sites de venda de imóveis e redes sociais, por sua vez, na maior parte dos casos são incompletos ou inexatos. O cliente não se interessa por fornecer detalhes para contato, pelo contrário, muitas vezes inserem um telefone 99999-9999 apenas para ter acesso ao preço e às condições de pagamento, fugindo, a todo custo, do contato de corretores e representantes.
Oferta de Imóveis e a LGPD, quais são as melhores práticas?
Conforme destacado anteriormente, é muito comum haver enormes bases de dados com clientes inativos e, o primeiro passo para se garantir a observância da LGPD na venda de imóveis é a legitimação para tratamento de dados, que pode ser dar desde um novo pedido obtenção de consentimento ao tratamento baseado no legítimo interesse para promoção de vendas.
Outra ação importante é a exclusão de dados desnecessários. Por exemplo, qual a necessidade de se armazenar dados de clientes falecidos? E também a exclusão de dados duplicados, corrompidos ou ininteligíveis que somente aumentam o volume de armazenamento e trafego de informações, não agregando nenhum valor para a negociação e venda de imóveis.
Em relação aos novos leads, provenientes de dados preenchidos em sites, redes sociais e até mesmo stand de venda de imóveis, sempre se faz necessária a legitimação em um dos itens do artigo 7º da LGPD. O consentimento não é a única legitimação possível e, caso seja esta a legitimação legal adotada, deve-se atentar ao direito de revogação do consentimento pelo titular.
Venda de Imóveis: E como converter leads em clientes para na era da LGPD?
O contato com o cliente para a venda de imóveis está a cada dia mais difícil. Mais desafiador ainda é cruzar o perfil ideal de cada cliente com o empreendimento lançado. Para cada novo produto há um público específico a ser atingido.
Para se realizar um adequado cruzamento de perfil de cliente para determinado lançamento ou outros imóveis o mercado imobiliário conta com soluções especializadas da Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional que oferece soluções extremamente personalizadas para a venda de imóveis.
A Think Data conta com soluções que possibilitam, de maneira extremamente ágil, a obtenção de informações de clientes potenciais como renda, profissão e endereço. Sendo possível identificar, inclusive, possíveis participações societárias e faixa de faturamento vinculada à pessoa jurídica, traçando perfis amplamente detalhados do cliente, para garantir a oferta de produtos adequados e maior sucesso na venda de imóveis.
Além disso, por meio do cruzamento das dezenas de informações constantes no banco de dados da Think Data é possível também que se identifique qual o melhor perfil de analista / corretor para atender determinado cliente, ou a melhor forma de contato (telefone, e-mail, mensagem ou áudio no Whatsapp, por exemplo) aumentando consequentemente a quantidade de venda de imóveis.
Outras soluções para potencializar a venda de imóveis
Para conferir agilidade e segurança no tratamento de dados, a Think Data realiza serviço de higienização, com certificação de dados cadastrais. Para tanto, os especialistas da Think Data desenvolvem profunda avaliação nas bases de venda de imóveis a serem trabalhadas, de forma a garantir a padronização das informações, exclusão de dados repetidos e validando informações como telefones com Whatsapp para facilitar o contato com o cliente.
A validação de óbito também é realizada pela Think Data, que conta com informações extremamente atualizadas, garantindo que as ações de venda de imóveis sejam voltadas somente para clientes potenciais.
Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
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