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26 de maio de 2021 - 17:01

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Sua meta é escalar a produtividade da empresa? Só aumentar a quantidade de colaboradores não vai aperfeiçoar as equipes. Você precisa desenvolver estratégias para produzir mais em prazos menores e deixar os profissionais com tempo para desenvolver as tarefas que vão elevar o nível da marca e do seu negócio.

Mas sem tecnologia, dificilmente se chega a algum lugar. Ela muda a forma com que as decisões são tomadas e o modo como os processos são realizados, dando suporte aos gestores pra ampliar a capacidade produtiva.

Neste conteúdo, trouxemos dicas para você entender a relação da produtividade com a transformação digital e os caminhos que a sua empresa precisa seguir para atingir as metas planejadas.

Quer atuar com uma gestão cada vez mais profissional e alinhada ao mercado? Então, acompanhe!

A transformação digital

Você sabe o que é a transformação digital? Ela deixou de ser vista como ficção e faz parte do dia a dia das empresas. Os setores líderes já sofreram mudanças. A partir desse conceito, as empresas se planejam e adotam estratégias novas para otimizar a produção e fazer negócios, baseadas nas ferramentas digitais.

Com isso, diversos problemas e dilemas do mundo corporativo são resolvidos. Assim, as empresas diminuem custos, aumentam a produtividade e apresentam serviços ainda mais interessantes e relevantes para os consumidores.

É importante entender, então, que a transformação digital não é um produto ou serviço específico, mas uma maneira diferente de ver os processos empresariais.

A importância da transformação digital

A transformação digital favorece uma organização melhor. Existem plataformas, por exemplo, que permitem controlar os processos internos de uma instituição, independentemente de onde os gestores estejam. E isso, consequentemente, gera aumento da produtividade.

Além do mais, com ferramentas ligadas à Inteligência Artificial e ao Big Data, as empresas conseguem entender quais são as necessidades, os problemas e as vontades dos consumidores. Com mais inteligência, é possível melhorar os serviços atuais e conquistar relevância no mercado.

Qualquer empresa que deseja crescer no mercado de maneira sustentável precisa conhecer a fundo o consumidor. Sem isso, a chance de errar nas estratégias é grande, já que a tomada de decisão será feita apenas a partir das percepções dos gestores.

Otimizar as atividades também ajuda a diminuir custos e elevar a capacidade de produção, já que os processos serão menos manuais e realizados com ganho de inteligência.

Os impactos na rotina empresarial

A transformação digital é bem mais que criar uma página no Facebook. Ela passa por entender as necessidades dos consumidores e dos colaboradores e usar as novas tecnologias para que os processos ganhem rapidez e eficiência. Ou seja, você oferecerá um serviço melhor.

Não há limites de possibilidades para que uma empresa consiga implementar a transformação digital. Já são comuns, por exemplo, estabelecimentos como supermercados e livrarias que funcionam de maneira automatizada e digital. Em casos assim, o próprio consumidor faz o pagamento pelos itens comprados e consumidos. Como resultado, o cliente enfrenta menos filas e consegue realizar suas ações com praticidade.

Pense em processos manuais, como atendimento de clientes. A automatização facilita a descoberta das necessidades dos consumidores para proporcionar uma experiência personalizada. Dessa maneira, a abordagem será certeira ao considerar as dificuldades e os desejos deles. Como resultado, você terá clientes mais satisfeitos e que se sentem dentro dos processos empresariais.

A transformação digital pode ser empregada em diversos setores. Isso favorece que oportunidades melhores sejam mapeadas para traçar o plano de trabalho e, assim, a empresa possa oferecer uma experiência positiva, satisfatória e conveniente para as pessoas.

E outro ponto relevante é que empresas orientadas por essa cultura transformadora conseguem melhorar a distribuição da capacidade produtiva. Isto é, escalam suas operações tirando vantagens do formato home office.

O caminho para as empresas

Veja agora quais são os caminhos que você deve tomar para elevar o patamar da sua empresa e conquistar os resultados esperados.

Estrutura

Você viu que não faltam modelos para que a sua empresa se inspire, mas, antes de começar a pensar sobre o que pode ser feito, é necessário entender de maneira profunda a estrutura e os processos atuais da empresa.

Atualmente, qual é a política interna? Como os times estão organizados? A partir dessas informações, será mais fácil entender os objetivos que precisam ser alcançados e o suporte que pode ser garantido pela transformação digital.

Essa parte é importante, já que, para começar um novo caminho, deve-se determinar o ponto de chegada. Por isso, o planejamento é tão importante, ajudando a minimizar os riscos, com uma análise financeira que permita projetar as opções com base no cenário de negócios.

Caso contrário, os processos poderão ficar desalinhados, fazendo com que o investimento não proporcione os resultados que se espera.

Engajamento dos times

Os colaboradores sabem exatamente como desempenhar suas funções. Então, qualquer nova ação que mude a lógica operacional deverá contar com o apoio dos profissionais.

Por isso, é necessário mostrar como a transformação digital impacta diretamente, e para melhor, a vida da empresa, dos consumidores e dos próprios colaboradores. Isso estimula expectativas positivas, alinhando as diversas etapas e mostrando como cada integrante é fundamental no processo.

Possivelmente, os colaboradores também precisarão passar por treinamentos para entender como agir. Mais do que isso, o mindset deve ser modificado, para que as pessoas entendam tanto por que colocar o cliente em primeiro lugar quanto por que agir em um ambiente digital com soluções como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Automação por robôs (RPA) e Big Data.

A relevância da satisfação dos clientes

Você notou que a transformação digital é um caminho sem volta, não é mesmo? As empresas que quiserem crescer e se manter no mercado precisarão se adaptar. É um trabalho que precisa ser planejado e gradual, sempre com orientação para a melhoria da experiência do cliente. Por isso, ele deve estar no centro das estratégias.

Infelizmente, em alguns casos, a automação pode dificultar os passos que um consumidor precisa para executar os serviços. Nesse caso, a percepção do público pode ser pior.

Imagine, por exemplo, o caso de um usuário que deseje atendimento bancário pelo chat do aplicativo. Ao iniciar, ele é atendido por um bot de Inteligência Virtual. Como o caso é mais complicado, o robô não consegue atendê-lo, mas, em vez de repassá-lo diretamente para um atendente, o sistema solicita que o usuário refaça suas perguntas, o que faz com que o tempo de espera para o atendimento seja muito demorado.

Nesse contexto, a avaliação do atendimento (NPS) tende a ser menor. Outro problema comum é um atendimento virtual robotizado. Entenda que os consumidores desejam ser tratados de maneira personalizada e humana. Principalmente nos casos de venda digital.

Por isso, a otimização dos sistemas deve caminhar de mãos dadas com a satisfação dos clientes. Caso um novo processo dificulte a vida dos consumidores, ele não deve ser implementado.

A Mutant pode ajudar sua empresa em toda a fase de análise e execução de planos de ação para aumentar a produtividade na transformação digital. Com a nossa expertise, torna-se mais fácil que a avaliação final do consumidor sobre a sua empresa seja positiva.

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