Com o pagamento do 13º salário que se inicia em novembro e a proximidade das festas de final de ano, cresce a expectativa do mercado para abocanhar essa fatia da renda do consumidor.
De acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a economia do País deve receber a cifra R$ 131 bilhões até dezembro, correspondendo a quase 3% do Produto Interno Bruto (PIB).
No entanto, grande parte da população que recebe o benefício, apesar de ter aumentado em relação a 2011, deve utilizar o salário extra para pagamento de dívidas.
Em enquete realizada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), com 700 pessoas da capital paulista, 61% informaram que devem regularizar pendências, revelando maior cautela dos consumidores. Apesar desse cenário, o mercado se mostra otimista em relação às vendas de final de ano.
Empresas de diversos setores apostam em estratégias para incentivar as compras e manter a roda da economia girando em ritmo de crescimento.
Por conta das férias escolares, do Natal e do réveillon, há expressivo aumento de pacotes turísticos para todas as regiões do País, já a partir de outubro e novembro. “Para atender à demanda do período, aumentamos nosso quadro de funcionários em 20%. O consumidor brasileiro é arrojado. Quer eliminar dívidas, o que é positivo, mas acaba também destinando uma parcela da sua renda para realizar seu sonho de consumo, que é a viagem, se permitindo sair da compra mais ‘tradicional’ de eletroeletrônicos”, afirma Bruno Torres, gerente de operações da Rapi10 Viagens Online.
Segundo Bruno, um dos fatores que impulsiona o crescimento do setor é a oportunidade de acesso da chamada classe C à internet. “Nosso negócio é basicamente online, assim, esse aspecto é essencial para o crescimento de 30%”, comemora. Não por acaso, é também na rede que o marketing acontece. “Devemos incrementar nossas ações nos buscadores, bem como nas redes sociais, passando finalmente para o e-mail marketing”, observa.
A diversificação dos canais de comunicação torna-se eficiente estratégia para atrair o consumidor e alavancar vendas no varejo. Nessa perspectiva, redes sociais, e-mail marketing e envio de correspondência para clientes já cadastrados estão entre as ferramentas mais utilizadas nesse período que antecede as celebrações de final de ano aliadas à chegada do 13º salário.
“Importante ‘cortejar’ novos clientes, sem dúvida, mas pretendemos direcionar nossas ações aos que já estão conosco”, afirma Flávia Boturão de Almeida, empresária do varejo, que possui lojas de roupas em São Paulo e Miami.
De acordo com a empresária, a expectativa é que as vendas superem 2011, que não foram tão boas quanto 2010. “Por conta disso, vamos contratar menos e remanejar pessoal”, conta, mostrando otimismo, porém, cautela. Redes sociais e e-mail marketing são as vedetes das ações planejadas pela empresária.
Fonte: Dieese, Anefac
Por: Equipe de Comunicação da ZipCode
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