Segundo dados levantados no relatório AI Readiness Index 2029, feito pela Oxford Insights, o Brasil está em 40º lugar entre 192 países no que diz respeito a soluções de Inteligência Artificial. A previsão é de que a implementação da tecnologia movimentará US$ 15 trilhões mundialmente até 2030.
O Brasil, portanto, vem crescendo quando o assunto é Inteligência Artificial. De acordo com informações da Accenture, apontadas pelo relatório da Oxford Insights, até 2035 o uso de IA promete levar a um aumento de um ponto percentual no PIB brasileiro. A tecnologia vai impulsionar também a economia de outros países latino-americanos, especialmente Chile, Colômbia e Argentina.
Para saber mais sobre esses dados e sobre as possibilidades da Inteligência Artificial, continue a leitura.
As principais oportunidades da IA no Brasil
Os grandes riscos e a forte necessidade de inovação digital no setor financeiro fazem com que esse mercado seja um dos mais propícios à implementação e desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial.
As verificações e processos necessários para o compliance também podem ser bastante otimizadas com Inteligência Artificial. Conforme a IA se torna uma parte cada vez mais cotidiana de nossas vidas, as áreas de compliance terão que estabelecer padrões e políticas fortes e transparentes — especialmente considerando as diretrizes da LGPD para o uso de dados pessoais sensíveis, como os biométricos.
O uso de Inteligência Artificial para fins de análises de dados, melhores experiências para o usuário e desenvolvimento/oferta de soluções altamente personalizadas também se destacam no Brasil graças ao amplo engajamento dos clientes para a inovação: segundo o relatório Internet Trends 2020, os brasileiros formam o quinto maior grupo de consumidores de internet do mundo. Enquanto isso, 59% deles planejam comprar um dispositivo dotado de IA, porcentagem mais alta entre os 10 principais países avaliados pela pesquisa.
Soluções de Inteligência Artificial também trazem amplas oportunidades para os mercados de telecomunicações, transporte e delivery. Afinal, uma das maiores possibilidades da tecnologia é o fornecimento de soluções personalizadas e desenhadas de acordo com os perfis e necessidades de cada cliente, algo cada vez mais relevante em qualquer mercado.
Entenda mais sobre Inteligência Artificial
Uma máquina dotada de inteligência artificial consegue imitar algumas características dos seres humanos, como fala, reconhecimento, tomada de decisão, percepção visual e compreensão de linguagem (incluindo a capacidade de tradução de idiomas, por exemplo).
Existem diferentes níveis de complexidade de IA dependendo das necessidades da empresa e dos objetivos com o produto. A inteligência artificial pode aparecer tanto em um sistema de navegação, como o Google Maps, quanto em um sistema ou aparelho de assistente artificial, como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon.
O conceito de inteligência artificial foi estabelecido em 1956 pelo professor e matemático John McCarthy. Ao longo das décadas seguintes, o desenvolvimento de computadores e unidades de processamento gráfico mais baratas e poderosas, assim como o crescimento no volume de dados produzidos e na decorrente necessidade de analisá-los, impulsionaram a evolução da IA até chegarmos ao nível de sofisticação que conhecemos hoje.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.