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08 de setembro de 2020 - 17:03

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Cada vez mais os clientes desejam independência e querem concluir suas próprias transações sem a necessidade da participação de um atendente. Com certeza, uma das principais vantagens do autoatendimento é justamente propiciar essa autonomia para os usuários.

Basicamente, o autoatendimento trata-se de softwares dotados de alguma inteligência técnica e até mesmo de Inteligência Artificial (IA), que conseguem interagir com os clientes para facilitar e agilizar processos. Essas ferramentas de otimização vão desde atendentes ou agentes virtuais até chatbots de sites e aplicativos.

Em um mundo cada vez mais digital, adotar alternativas em diferentes plataformas para melhorar o atendimento do cliente é essencial para qualquer empresa. Concorda?

No entanto, se você ainda tem dúvidas a respeito do assunto, apresentaremos 3 vantagens que o autoatendimento traz para a sua empresa. Que tal conferir? Boa leitura!

1. Otimização de atendimento

Hoje, já existe um novo perfil de cliente no mercado: aquele que se mantém conectado em aplicativos de mensagens e redes sociais 24 horas por dia e utiliza essas tecnologias como meio de relacionamento com a empresa e até de decisão de compra.

Por isso, se você deseja otimizar o atendimento para esse grupo de usuários, é importante contar com as ferramentas corretas. Um bom exemplo é utilizar chatbots para interação em aplicativos como o Facebook Messenger e o WhatsApp.

Com os bots entrando em ação, muitas dúvidas conseguem ser respondidas sem a necessidade do atendimento tradicional. Além disso, também é possível a aplicação de pesquisas e um trabalho de feedback personalizado. E o melhor, sem grandes dificuldades, pois os clientes já estão familiarizados com essas plataformas.

2. Eficiência na aquisição de dados

A aquisição de dados, um trabalho muitas vezes demorado e cansativo, é feita de maneira efetiva através do autoatendimento. Para pontuar uma solução já utilizada e aprovada no mercado, podemos falar do PA Digital — Posição de Atendimento ou Ponto de Atendimento Digital, uma ferramenta com a capacidade de realizar chamadas para clientes e interagir de forma natural, utilizando reconhecimento de voz.

O mais interessante é quando o software consegue reconhecer o usuário pela voz, já que é uma biometria, aumentando o grau de confiabilidade. Com esse serviço, o cliente repassa os seus dados sem nenhum tipo de empecilho ou dificuldade, melhorando a atividade de extração e oferecendo uma nova experiência para o usuário.

3. Aumento da produção da equipe

Esse é um benefício que reflete diretamente na redução de custos e no aumento de lucros. Além disso, uma das dúvidas recorrentes em empresas do setor de atendimento ao cliente é justamente como diminuir o quadro de funcionários sem perder a qualidade do serviço.

Com ferramentas como a URA — Unidade de Resposta Audível — e até mesmo a PA Digital, isso é possível. Por exemplo, a URA faz com que os usuários sejam orientados sobre todas as opções de atendimento disponíveis e os direciona para o setor adequado.

Isso faz com que os colaboradores não tenham que se preocupar com o atendimento inicial e foquem em problemas centrais. A produtividade, por meio de um trabalho direcionado, tende a aumentar gradativamente. E, para as empresas, isso torna mais simples a avaliação sobre a real necessidade do seu quadro de funcionários.

Enfim, as vantagens do autoatendimento são tão grandes quanto a necessidade de implementação dessas ferramentas em qualquer empresa que deseja ser competitiva. Afinal, hoje, já não há mais espaço para o básico ou o convencional.

O cliente deseja ter autonomia ao mesmo tempo em que espera suporte em vários canais de comunicação. Então, não fique para trás e adote o autoatendimento no seu negócio.

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