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30 de agosto de 2020 - 12:02

Porque-o-atendimento-estrategia-marketing-televendas-cobranca-3

Você se lembra facilmente da última vez em que precisou do suporte de uma empresa e teve um atendimento bom?

Agora, se lembra o nome de uma marca que você teve problemas e uma experiência negativa no atendimento?

Sem dúvidas você conseguiu responder a segunda pergunta sem pensar, e ainda lembrou de todo o problema que teve com a marca na hora, né?

E com certeza você também comentou com as pessoas do seu convívio sobre este problema, fez um relato nas redes sociais, xingou muito no Twitter, fez uma reclamação no Reclame AQUI, e jurou de dedo junto que nunca mais faria negócio com essa marca, não é mesmo?

Em suma, uma experiência ruim no atendimento pode ser muito prejudicial para a reputação de uma empresa, e atinge principalmente os possíveis clientes, afinal o consumidor de hoje busca informações online antes de comprar.

Então, nesse post iremos falar um pouco sobre como o atendimento ao cliente pode ser usado a favor do Marketing de uma empresa. Acompanhe:

Cada Atendimento deve ser um Case de Sucesso

Você provavelmente já ouviu falar em case de sucesso, como o caso da Nubank, que teve grande repercussão, em que a empresa mandou um cartão novo e um brinquedo de cachorro para um cliente que teve seu cartão destruído pelo próprio bichinho de estimação, antes mesmo de usá-lo.

Casos como este superam as expectativas do consumidor, fortalecem o laço de confiança e reputação da marca, geram novos negócios e, sem dúvidas, servem como manutenção do cliente, papel fundamental do Marketing.

Sendo assim, o atendimento da empresa deve se empenhar em superar as expectativas do consumidor, focar em ouvir e se importar com os problemas dele, ser muito sincero em relação aos prazos para solução da questão, ter empatia e paciência e nunca medir esforços para resolver qualquer problema.

Propaganda sozinha não é nada

Antes de mais nada, o foco da empresa deve ser a construção de uma relação de confiança com o cliente e o possível cliente. E aí entra a importância do atendimento junto ao Marketing Digital, pois de nada adianta uma boa propaganda nos canais de comunicação e uma má reputação entre os consumidores da sua marca ou na internet.

Assim, usando as técnicas do Marketing Digital como pesquisa de público alvo, e tendo em mente em quais canais seu cliente está presente, é importante atender o consumidor onde ele estiver, seja nas redes sociais, chat, Reclame AQUI, telefone e e-mail, inclusive, vale usar a criatividade para isso.

Por fim, o atendimento deve andar de mãos dadas com o Marketing, ser usado como estratégia dentro do negócio e ser visto como mais um canal que a empresa tem para se aproximar do consumidor.

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