Pense em um filme que você ama, pode ser qualquer um. Agora lembre quem é o personagem principal. Mesmo sem saber qual é o filme que você pensou, podemos afirmar com 99% de precisão que este personagem principal saiu de um momento de relativa tranquilidade, passou por maus bocados e por provações para conquistar um objeto de valor (um amor, uma conquista, riqueza, superação pessoal ou outros) no fim da narrativa.
Esta é uma jornada já consolidada na linguagem do cinema. Mas o que isso tem a ver com técnicas de vendas? Tem tudo a ver! Assim como em um filme, cada venda (seja em uma loja, em um site ou qualquer outro empreendimento) passa por uma jornada de compra.
Uma técnica de marketing digital ajuda muito nessa jornada. Acompanhe para saber mais!
A jornada de compra
Em termos bem simples, a jornada de compra é o caminho pelo qual um cliente passa até o momento em que uma compra é realizada. Acredite, se for bem realizada, uma técnica de marketing digital pode acelerar e muito este caminho. É uma técnica para vender mais muito eficiente.
A jornada da compra (ou Buyer’sJourney) é normalmente dividida em quatro partes:
Aprendizado e descoberta
Reconhecimento do problema
Consideração da solução
Decisão de compra
E onde entra a técnica de marketing digital?
Passo 1 – Informação é a base de qualquer processo de venda, por isso o processo de marketing precisa fomentar o primeiro passo da jornada de compra. Neste estágio, o futuro comprador ainda não tem o total conhecimento do problema pelo qual está passando e, consequentemente, das soluções. Neste passo, deve-se “capturar” a atenção desta pessoa. Um blog que auxilie a pessoa em seu negócio pode ser uma excelente estratégia de marketing digital neste passo.
Passo 2 – Agora que o cliente já tem um pouco mais de conhecimento sobre o problema, ele tem que reconhecer uma solução que o ajude a eliminá-lo. Mais uma vez, uma boa técnica de marketing digital pode ser empregada. Por exemplo, vídeos mostrando como funciona o seu produto ou serviço podem atrair a atenção deste consumidor.
Passo 3 – A técnica de Inbound Marketing ainda tem muito a ajudar. Já mostramos em outro artigo que, com ela, é possível que um profissional venda até 6 vezes mais!
Nesta fase, o cliente tem que considerar a solução que você oferece como uma decisão inteligente. É hora de uma comunicação mais direta, que mostre como funciona o seu produto. Já pensou em um webinário que mostre exatamente isso?
Passo 4 – Se o emprego da sua técnica de marketing digital foi eficiente, você é um personagem importante da parte final da jornada de compra: a decisão de compra! Lembre-se que você tem concorrentes que também conhecem tecnologia em vendas e marketing digital. Sua comunicação então precisa mostrar todos os diferenciais do seu produto ou serviço.
Um trabalho bem realizado é aquele em que o consumidor percebe que o seu produto é a escolha mais inteligente!
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