O sonho de qualquer gestor é formar um time de vendas alinhado com as estratégias empresariais do negócio e com todos os atributos necessários para o sucesso nesse segmento. Ou seja, uma equipe produtiva, com alta performance e que supere qualquer expectativa no relacionamento com o cliente.
Pois é, essa não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Os colaboradores devem ser moldados para que se encaixem nas exigências da empresa e ao seu departamento de vendas. Isso requer treinamento e uma dose de talento. No entanto, não é algo impossível de ser conquistado. Com empenho e determinação, acredite: é uma tarefa realizável.
Na verdade, trata-se de um desafio para a maioria dos gestores e empreendedores. Quer saber como alcançar esse objetivo? Então, continue a leitura e confira algumas sugestões práticas!
1. Explore os diferenciais de cada vendedor
Na hora de contratar um vendedor é comum que as empresas busquem apenas um perfil. No entanto, diversificar, nesse momento, pode ser uma boa estratégia. Você contará com colaboradores diferenciados e, muitas vezes, cada tipo de cliente requer uma forma específica de abordagem.
Assim, buscar colaboradores com estilos de vendas e personalidades distintas se mostra de grande ajuda em situações mais difíceis — visto que o gestor terá alternativas para lidar com circunstâncias diversas.
2. Projete os objetivos
Já na entrevista com o pretenso vendedor, exponha o posicionamento e os objetivos da empresa. É importante que o candidato já saiba o que a empresa espera dele para que não ocorram frustrações.
Assim, haverá um sinergismo maior entre empresa e o funcionário, e este saberá, desde o início, o que ela espera dele. Esse acordo mútuo torna o ambiente de trabalho mais motivado e engajado.
3. Seja um mentor para seu time de vendas
Ser um mentor para seu time de vendas significa estimulá-lo a ser mais produtivo. Assim, deve-se incentivar a construção do autoconhecimento, para que cada colaborador tenha consciência de seus talentos e os desenvolvam.
Outro fator que o mentor deve estimular é a empatia do vendedor: ao tentar realizar uma venda, incentive-o a se colocar no lugar do cliente. Dessa forma, é mais fácil transmitir a proposta e conseguir bons resultados.
4. Monte uma equipe com foco em resultados
Desde o início, os colaboradores devem ter em mente que deverão mostrar resultados. Assim, torna-se mais fácil focar os objetivos e correr atrás dessa realização. Tais metas devem ser traçadas já no treinamento, momento em que serão passados os objetivos e interesses da empresa.
5. Invista em treinamentos contínuos
No segmento de vendas, treinamentos e atualizações sobre novas técnicas e estratégias devem ser constantes. Trata-se de uma área em que ocorrem mudanças variadas, que vão desde novas tecnologias até as relacionadas aos desejos dos clientes.
Por isso, manter os vendedores atualizados, por meio de treinamentos, é uma boa medida para conservar a equipe produtiva e motivada no alcance de bons resultados. Com treinamentos periódicos, os profissionais se tornam ainda mais capacitados.
6. Reconheça seus esforços
Uma boa forma de motivar sua equipe de vendas é reconhecer seus esforços. Para isso, é importante que o gestor se aproxime dos colaboradores. Assim, é possível identificar os pontos fracos e corrigi-los, mas também, ao verificar um ponto forte, reconhecê-lo e valorizá-lo.
Demonstrar interesse pelo desempenho e reconhecer quando os resultados são positivos só aumentará a autoestima dos colaboradores, além de estimulá-los para que melhorem sua produtividade.
7. Controle as informações por meio de um CRM
A tecnologia, sem dúvida, torna as estratégias e atividades bem mais produtivas. O CRM (CustomerRelationship Management) — um software de gestão com o foco no cliente — é exemplo disso e não pode faltar para uma equipe de vendas.
A ferramenta reúne as informações sobre clientes e leads, tornando-as acessíveis de qualquer local. Dados relevantes, como compras efetuadas, formas de pagamento, histórico de atendimentos, entre outros, ficam à disposição no momento que houver necessidade.
Essa solução traz para seu time de vendas maior controle e organização. Utilizar sistemas de automação torna as tarefas e atividades mais simples e menos repetitivas. Assim, é possível vender com menos esforço e maior produtividade.
8. Conheça o seu mercado
Conhecer as principais técnicas de vendas é importante e deve ser valorizado, mas conhecer o mercado no qual sua empresa atua é uma necessidade de sobrevivência. Por isso, faça um benchmarking — técnica que busca as melhores práticas em dado segmento e que conduzem a um desempenho superior.
Para começar, não existe negócio sem concorrência. Então, estudar o mercado e os concorrentes de sucesso é uma boa pedida. A partir daí, é possível lançar estratégias de vendas para atrair consumidores e leads.
9. Conheça bem os clientes
Conhecer seu público-alvo é uma das fórmulas mais eficazes de atrair clientes. Para isso, é preciso estudá-lo mais de perto e conseguir informações como suas necessidades, desejos e poder aquisitivo. Dessa forma, o time de vendas consegue trabalhar de forma mais personalizada, agradar os clientes e, ainda, fidelizá-los.
10. Estimule a cooperação
Um time pode ser definido como um grupo de pessoas empenhadas por um resultado em comum, não é mesmo? Por isso, não basta ter objetivos bem traçados, treinamentos e contratar bons profissionais se não houver estímulo adequado à cooperação.
A colaboração entre os membros de uma equipe torna o grupo mais entrosado; do contrário, há espaço para o desenvolvimento de uma competição prejudicial, na qual o sucesso das vendas não é o fator mais importante. Lembre-se de que o sucesso coletivo em uma equipe de vendas deve ser o foco.
Para evitar esse tipo de situação, incentive a cooperação entre os vendedores. Coloque a importância de atuarem como equipe e ajudarem, sempre que puderem, quem estiver precisando.
Para criar um time de vendas de alta performance é preciso garantir preparação e estrutura adequada. No entanto, conquistar esses altos níveis de desempenho demanda tempo e dedicação por meio de ações, como as citadas neste artigo. O importante, porém, é saber avaliar cada um de seus colaboradores e aplicar nossas dicas de acordo com seus talentos e potencialidades.
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